Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE INVESTIGARÁ IRREGULARIDADES COM VERBA DA SAÚDE EM NOVA IGUAÇU

O Ministério da Saúde vai fazer uma auditoria para apurar possíveis irregularidades no uso do dinheiro destinado à saúde em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense.
Com problemas nas pernas, a empregada doméstica Sueli da Costa passou mal a tarde inteira. Só conseguiu ir para o hospital em um carro particular. “Minha sorte que nós temos bons vizinhos, que estão me socorrendo”, diz.
A equipe de reportagem tentou várias vezes chamar uma ambulância, mas não conseguiu ser atendida. As ligações caem em uma central que administra o Samu, de onde os técnicos avaliam a necessidade de enviar ambulâncias para socorrer os pacientes de toda a Baixada Fluminense.
Cada cidade tem um posto de onde saem os veículos. Em Nova Iguaçu, as sete ambulâncias estão quebradas Em um depósito de carros velhos, é possível encontrar outras seis ambulâncias abandonadas. Algumas estão com a lataria amassada, e outras, cheias de ferrugem. “A situação é complicada. Somos obrigados a deslocar ambulâncias de outros municípios para socorrer a população de Nova Iguaçu”, diz Antonio Dieb, coordenador do Samu na Baixada Fluminense.
O diretor disse ainda que enviou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo providências. Em Brasília, o Ministério informou que não recebeu nenhum documento comunicando os problemas, e disse que vai abrir uma sindicância para investigar a situação.
Se for constatada qualquer irregularidade, o Ministério vai pedir a devolução dos recursos repassados à prefeitura de Nova Iguaçu. Nos últimos meses, foram mais de R$ 1,7 milhão.
“Vamos auditar e, em comprovando, vamos solicitar o ressarcimento, porque não podemos ser coniventes com o mau uso dos recursos repassados pros municípios e estados”, afirma Adalberto Fugêncio, diretor do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS). É o que também espera Sueli, que não se esquece das dificuldades em conseguir atendimento.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu informou que tem uma frota de dez ambulâncias, mas admitiu que somente cinco delas estão funcionando. Segundo a secretaria, isso acontece porque a empresa contratada para a manutenção dos veículos tem atrasado o reparo dos mesmos.
Reportagem: Eduardo Tchao/Rede Globo. 
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DA www.dglopes.com.br DG LOPES:

Nenhum comentário: