Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de março de 2011

ARTIGO: ADMINISTRAR UM DESAFIO CONSTANTE


*Durval Goulart
O papel do Administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, mas, também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho neste final de século.Funções Básicas de um Administrador:
Planejar - visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação.Organizar - é o processo de arrumar os fluxos de homens e materiais de trabalho, para obter o máximo resultado com um mínimo de cada recurso utilizado (meio de estruturar a execução do plano).Dirigir - realização dos planos através das pessoas.
Controlar - assegurar se tudo ocorre de acordo com o planejado, às ordens dadas e os princípios adotados.
Habilidades Administrativas necessárias nos vários níveis da organização.
* Habilidade Técnica
Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de tarefas específicas. Esta habilidade é obtida através da instrução e ou experiência.
* Habilidade Humana
Consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
* Habilidade Conceitual
Consiste em compreender a complexidade da organização global e o ajustamento do comportamento das pessoas dentro da organização. Esta habilidade permite que o administrador se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.
Observamos que o Administrador deve, primeiramente, entender o funcionamento da empresa como um todo, deve compreender a que cada setor / unidade se destina. Porque e para que um certo departamento da empresa existe. A Habilidade Conceitual envolve essas aptidões .Além de estar aprofundado no conjunto da organização, o administrador deve lidar de maneira hábil com as pessoas que compartilham o trabalho, seja seu subordinado ou sua chefia . A Psicologia é o ponto de apoio para o desenrolar de bom relacionamento no ambiente de trabalho. Cabe ao administrador saber motivar de maneira racional seus funcionários sem exercer pressão, mas delegando cada função de maneira objetiva visando resultados satisfatórios. Lidar com pessoas é a mais complexa e delicada tarefa, é preciso saber motivar os funcionários, fazer com que se sintam felizes por estarem na empresa / organização exercendo suas atividades. Para atingir estas metas, o administrador deve exercer uma liderança, porém, uma liderança branda, sem exercer pressão, motivando os seus funcionários a desenvolver seus trabalhos, suas atividades satisfatoriamente. É um erro o exercício da liderança de maneira ditatorial, arrogante, orgulhosa humilhando os subordinados. O administrador deve buscar ser uma figura SIMPÁTICA aos olhos daqueles a quem ele dirige.
*Durval Goulart é Diretor de Comunicação Social da UMEBRASIL e da Prefeitura Municipal de Belford Roxo-(www.belfordroxonoticias.blogspot.com)