Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de abril de 2011

AS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA

*Durval Goulart
Está semana recebi o simpático email da leitora deste conceituado jornal que sugeriu este tema.Ela se chama Rafaela Gomes, estudante e residente em Belford Roxo.
O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.Segundo o IPCC, a aceleração do processo de aquecimento global observada durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa. Entre eles o metano, produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos. Ele é um dos mais nocivos - cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono. Levando em consideração que a pecuária representa 16% da poluição mundial, cientistas têm procurado a solução para esse problema. Na Nova Zelândia, por exemplo, para compensar os efeitos dos gases emitidos, pensou-se em cobrar imposto pela posse de gado.  
O equilíbrio é fundamental para a vida. Mesmo quando o assunto é efeito estufa. Na verdade, quando não é excessivo, esse processo é importante para a manutenção de temperaturas mais amenas e adequadas da Terra.Muitos desses gases estufa são produzidos naturalmente, como resultado de erupções vulcânicas, da decomposição de matéria orgânica e da fumaça de grandes incêndios. Por isso são indispensáveis para a existência de vida no planeta.  Contudo, em escala global, o aumento exagerado desses elementos provoca o aquecimento do global e suas conseqüências catastróficas. O derretimento das calotas polares e de geleiras, por exemplo, eleva o nível das águas dos oceanos e dos lagos, submergindo ilhas e amplas áreas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais contribui para intensificar o processo de desertificação e de proliferação de insetos nocivos à saúde humana e animal.
A destruição de habitats naturais provoca o desaparecimento de espécies vegetais e animais. Multiplicam-se as secas, inundações e furacões, com seqüelas de destruição e morte. Se você quer dar também uma sugestão sobre algum tema é só me enviar um email.Até a nossa próxima oportunidade, abração!

*DURVAL GOULART é Diretor Administrativo de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Belford Roxo.(diretordecomunicacao@r7.com)