Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

APRENDA A SE PREVENIR CONTRA A DENGUE E SAIBA COMO EVITAR ESSA TERRIVEL DOENÇA

*Durval Goulart
Também conhecida como “febre quebra-ossos”, a dengue é uma doença febril causada por vírus da família dos flavivírus. Existem 4 tipos de vírus da dengue- Den1, Den2, Den3 e Den4, sendo que o tipo 4 não circula no Brasil. Os quatro tipos podem causar tanto a forma clássica como a forma hemorrágica da doença.
A doença pode ser encontrada em aproximadamente 100 países das Américas, África, Ilhas do Pacífico, Ásia e Mediterrâneo.
O vírus da dengue pode ser transmitido pela picada de 2 espécies de mosquitos: Aedes aegypti ou Aedes albopictus. O Aedes aegypti também pode transmitir a febre amarela. O mosquito apresenta manchas brancas no corpo, pica durante o dia (principalmente ao amanhecer e no fim da tarde) e vive nas proximidades ou interior de casas e prédios. As fêmeas necessitam de sangue para amadurecer seus ovos, por esse motivo somente elas picam e, com isso, podem transmitir a doença.SINTOMAS:
Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, nos ossos e articulações, vômito, aparecimento de manchas vermelhas na pele, coceira, cansaço e perda de apetite, ocorrência de pequenos sangramentos (nariz, gengiva).
Dengue hemorrágica:
Forma mais grave da doença. Apresenta inicialmente os mesmos sintomas da dengue comum, mas quando a febre cede pode ocorrer diminuição da pressão sanguínea, sangramentos, fortes dores abdominais, sonolência, agitação, confusão mental, tonteiras, pele fria e úmida. A dengue hemorrágica pode ocorrer mesmo em quem tem a doença pela primeira vez.
A fêmea do mosquito coloca seus ovos próximos à superfície de águas limpas (água limpa, para os mosquitos, significa água sem óleo e sem detergente) e paradas. Quando chove, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, que eclodem. Dependendo da temperatura ambiente e da disponibilidade de nutrientes, a larva dá origem a um mosquito adulto em aproximadamente uma semana. Por isso, não se deve acumular água em vasos de plantas, pneus, garrafas, e outros recipientes. Reservatórios de água, como caixas d'água, cisternas e piscinas, mantidos na sombra, devem estar sempre tampados. O fumacê mata os mosquitos adultos, porém não acaba com os ovos. Além disso, os mosquitos tornam-se resistentes ao produto que, assim, deixa de produzir o efeito desejado e passa a funcionar como fator de desequilíbrio ecológico, pois mata outros tipos de insetos e até mesmo passarinhos. Não existe vacina para dengue.
É importante saber! ! !
Remédios para dor ou febre que contenham ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral etc.), não devem ser utilizados em pacientes com dengue ou suspeita de dengue ou febre amarela. Esses remédios podem aumentar o risco de sangramentos.Até o nosso próximo trabalho.
*Durval Goulart é Diretor de Comunicação social da Prefeitura Municipal de Belford Roxo(www.belfordroxonoticias.blogspot.com)E-MAIL: diretordecomunicacao@r7.com