Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ATLETAS DA VILA OLIMPICA BRILHARAM EM GRANDES COMPETIÇÕES

A professora Marcia Oliva disputou a São Silvestre.
                                                                                                       A Vila Olímpica de Belford Roxo não para. Um dos programas do complexo esportivo, em Nova Piam, o Projeto de Iniciação Desportiva (PID) tem proporcionado a crianças e adolescentes grandes oportunidades. No ano de 2010, a modalidade futebol, tanto a categoria pré-mirim (sub-11) quanto a mirim (sub-13), ganhou destaque em importantes competições do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto, além de buscar novos talentos e prepará-los para competir, é trabalhar pela inclusão social para despertar a cidadania nos jovens.

No ano passado, a equipe mirim disputou quatro competições e em todas chegou até a final. As competições e os resultados alcançados foram: Copa Zico de Verão, disputada em janeiro na Barra, na qual foram campeões; Copa da Emancipação de Belford Roxo, abril, campeões; Liga de Belford Roxo, de agosto a novembro, vice-campeões; e Copa Bebeto, dezembro, Belford Roxo, também vice-campeões. Já a pré-mirim está disputando a Liga de Belford Roxo e ocupa, até o momento, a segunda colocação.
O treinador Alexandre Lopes explicou que as equipes subiram muito de produção graças ao apoio da Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a dedicação deles e dos professores. “Os atletas, todos de Belford Roxo, encontram na Vila toda a estrutura para treinar. Além disso, nós, profissionais de Educação Física, nos dedicamos e treinamos os alunos para grandes competições. Mas a força de vontade e a determinação desses atletas são fundamentais para a conquista desses títulos”, destacou Alexandre que trabalha em parceria com outros dois técnicos Marcos Vinícius Mamed e Elton Britto.
Para este ano, Alexandre disse que alguns dos objetivos são disputar a Copa Trivella e a Copa Zico de Verão, na Barra, e a Copa Edu, no campo do América, em Mesquita. “Estamos treinando há um ano e meio. Demoramos um pouco para adquirir entrosamento, mas já acertamos e acredito que temos condições de chegarmos a grandes títulos. Já enfrentamos fortes equipes e vamos continuar nos preparando, cada vez com mais intensidade, para as próximas. Estamos em busca de importantes competições para adquirirmos experiência, bons resultados e, consequentemente, reconhecimento. Cada partida vale a nossa consagração”, acredita o técnico.
O secretário de Esportes e Lazer, Francisco Jucier, o ZZ da Crajubar, destacou que a Vila Olímpica está de portas abertas para quem desejar participar de alguma atividade esportiva. ZZ enfatizou que o trabalho social e competitivo feito com as crianças tem rendido bons frutos. “Estamos mostrando aos alunos a importância de exercermos nossa cidadania. O que essas crianças aprendem aqui é fundamental para a formação do cidadão”, disse o secretário.
De acordo com Alexandre, os atletas que ganharam destaque no ano de 2010 foram: Lucas Machado, 13 anos, meio-campo e atacante; Lucas Romário, 12, artilheiro; Andrey, 13, goleiro; e Matehus Motesuma, 11, meio-campo.

Atletismo também foi destaque

Outra modalidade que vem se destacando é o atletismo. A professora de Educação Física da Vila Olímpica Márcia Oliva, 25 anos, participou, no último dia 31 de dezembro, da Corrida Internacional São Silvestre, em São Paulo. Por ser a primeira vez que participa da competição, Márcia acredita ter feito um bom tempo de percurso, 1h26min. “Foi uma experiência incrível e quero repeti-la. O mais gratificante, além de ter completado a prova com um ótimo tempo, foi ter representado Belford Roxo numa competição tão importante. Vou me preparar ainda mais para este ano. Comecei como aluna na Vila Olímpica, depois consegui uma bolsa de 100% em uma faculdade particular, e passei a ser estagiária. Meu objetivo hoje como professora é levar nossos atletas para competir em todo o Brasil. Quero também servir como exemplo para que eles acreditem que todos nós podemos realizar nossos sonhos, basta ter determinação”, destacou.
Ausente da São Silvestre desde 2005, o brasileiro Marílson Gomes dos Santos venceu pela terceira vez a 86ª edição da tradicional prova e colocou fim ao jejum brasileiro, que durava quatro anos. O tempo de percurso de Marílson foi de 44min07s.
 A Vila Olímpica fica na Avenida Bob Kennedy, sem número, Nova Piam. Mais informações: 2761-7275.

Por Joana Mineiro.
                FOTO: CLÁUDIO MOLINA.