Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA



*Durval Goulart, 40 anos, Jornalista.
Tenho vários artigos publicados em diversos sites e jornais do Brasil e até do exterior.Sempre abordando os mais diversos temas muitos deles de utilidade pública.Neste artigo venho trazer a tona importante assunto sobre como deve-se prevenir o câncer de mama.Peço que repasse este artigo ao maior número possivel de mulheres.
Sobre o câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura, se o tratamento for feito precocemente. No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer de mama e os números não param de crescer.
Nosso corpo é formado por células. Algumas vezes, essas células podem crescer mais do que deveriam. Esse crescimento pode ser apenas um cisto, não apresentando risco imediato para a pessoa. Mas esse crescimento descontrolado das células pode ter características especiais. Nesse caso, é chamado de câncer de mama e deve ser tratado o mais rapidamente possível.
§Sintomas do Câncer de Mama:
O câncer de mama não dói. O principal sintoma é o próprio caroço no seio – detectado através do auto-exame, do exame feito pelo médico ou por uma mamografia. Outros sintomas de câncer na mama podem incluir secreções que saem do mamilo, alterações na forma do mamilo, alteração do tamanho ou da forma do seio, pele do seio mais esticada ou abaulada em algum ponto, vermelhidão ou outra alteração na pele.
Se ao consultar o médico, ele suspeitar de câncer de mama, um pequeno pedaço do caroço será retirado para que seja examinado. Esse procedimento é chamado de biópsia e revela informações necessárias para que o médico e você decidam o que fazer – se é câncer, qual o tipo e outras informações importantes. Com esses dados é possível escolher o tratamento a ser feito.
§Tipos de câncer de mama:
O câncer de mama é classificado conforme a parte da mama onde está localizado e se é invasivo ou não. O tipo mais comum é o Carcinoma ductal invasivo. Se desenvolve nos canais de leite (ductos) e pode espalhar-se para outras partes do seio e do corpo. Depois dele, o carcinoma lobular invasivo é o mais comum. Sua origem é nos lóbulos, pequenas estruturas na mama que produzem o leite. Esse tipo de câncer também pode se espalhar. Existem ainda três tipos de câncer de crescimento mais lento, os carcinoma tubular, o mucinoso e o medular.
Outros tipos são mais raros, mas ocorrem. A chamada doença de Paget é um tipo de câncer nos ductos de leite que se espalha para a auréola, normalmente causando coceira, descamação ou enrugamento do mamilo. Já o carcinoma inflamatório é pouco comum,mas muito agressivo, espalhando-se com mais rapidez.
§Tratamento do câncer de mama:
Descoberto qual o tipo de câncer que está presente, é hora de escolher o tratamento mais adequado para combater aquele tipo específico. Os tratamentos podem incluir cirurgia, radiação, terapia hormonal e quimioterapia. A cirurgia pode ser a retirada apenas do nódulo (lumpectomia) passando por outros tipos e podendo, conforme o caso, chegar à retirada total do seio (mastectomia). As mastectomias feitas hoje em dia não se assemelham as de antigamente, em que a mulher ficava prejudicada até em seus movimentos de braços e outros problemas. A reconstrução também evoluiu muito, contribuindo para diminuir o desconforto e o sofrimento físico e psicológico das mulheres tratadas de câncer de mama.
Os tratamentos podem ser aplicados individualmente ou combinados para conseguir uma maior segurança na cura. O médico explicará qual o tratamento indicado e porquê ele é a melhor escolha. Ouça atentamente e faça as perguntas que achar necessárias. É importante saber a duração de cada tratamento, como funciona, o que esperar e quais são os prognósticos, isto é, o que vai acontecer com a doença e o paciente após o tratamento.
§Prevenção do câncer de mama:
Por ser um câncer altamente curável, é importantíssimo detectar o câncer logo que ele apareça. Examinar todo mês o próprio seio pode detectar muitos casos iniciais. Em visitas regulares ao médico também é possível descobrir um nódulo suspeito. Mamografias anuais são indicadas para mulheres acima de 40 anos, ou para as mais novas caso tenham casos na família.
Não se sabem as causas exatas do câncer de mama. Possíveis culpados, como a terapia hormonal, são motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Recomenda-se uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Evitar o excesso de álcool, manter o peso correto, praticar exercícios e técnicas de relaxamento podem manter o organismo saudável como um todo.
§Câncer de mama no homem:
Muito raro, mas exatamente por isso, não costuma ser detectado cedo e infelizmente, pode evoluir até um estágio avançado sem ser diagnosticado. O tratamento é o mesmo e a evolução da doença também. O câncer de mama em homens também pode espalhar-se para outras partes do corpo. É fundamental que qualquer alteração da mama no homem seja examinada por um médico para que as providências corretas sejam tomadas.Quer sugerir um tema?Me envie um e-mail: diretordecomunicacao@r7.com OU: durvalgoulart@uol.com.br Estarei aguardando sua participação.Até a próxima.
*Durval Goulart é Diretor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Belford Roxo e Editor do Blog/Site: Belford Roxo Noticias(www.belfordroxonoticias.blogspot.com)
Que atingiu mais de 1 milhão de acessos.