Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de junho de 2010

PROJETO VIDA SEM DROGAS

BELFORD ROXO TAMBÉM NA LUTA CONTRA AS DROGAS.
*Durval Goulart

Ainda é tempo de evitar a dependência de drogas em sua família.
O Projeto VIDA SEM DROGAS, tem por objetivo realizar palestras sobre o tema "o que é dependência química e como preveni-la na família", em escolas, associações comunitárias e igrejas da Baixada Fluminense, alcançando centenas de pessoas. Temos que admitir que esse número de pessoas é uma quantidade interessante, já que o assunto é uma novidade em nossa comunidade. Não o fato, porque ele existe já há muito tempo através do número cada vez maior de casos de alcoolismo, dependência de maconha, cocaína etc. A novidade está na comunidade poder discutir abertamente o assunto, através de palestras e debates.

Apesar dessa consideração positiva tenho percebido a ausência nessas palestras dos personagens principais na luta pela prevenção contra esse mal chamado dependência química ou dependência de drogas: Os pais. O interesse pelo problema, conhecê-lo, saber combatê-lo e evitá-lo, ainda não foi despertado dentro de muitos deles. Diante dessa conclusão acho oportuno colocar algumas observações sobre essa questão.

Em primeiro lugar, os pais são aqueles que, dentro da família, ocupam a função de orientadores para o desenvolvimento do caráter e da personalidade de uma criança. São eles que, através do seu amor e afeto, possibilitam o crescimento saudável psicológico, físico e espiritual de seu filho. Se considerarmos que a grande quantidade de traumas e deficiências que levam uma pessoa a desenvolver a doença chamada dependência química tem a sua origem e raiz também na família, entenderemos o quanto os pais são importantes na prevenção.

Em segundo lugar, para saber educar um filho corretamente dentro da prevenção é necessário primeiro aprender a não torna-lo um dependente de drogas. É isso mesmo. Precisamos saber como não adquirir a doença para então poder evitá-la. Os pais que tomam consciência das atitudes que podem, futuramente, prejudicar seu filho terão o cuidado de não praticá-las. A partir daí educarão o filho com o propósito de tornar-se um adulto equilibrado e em condições de enfrentar seus problemas sem precisar fugir para soluções artificiais, como por exemplo, as drogas.
Em terceiro lugar, a verdade é que os pais precisam reconhecer o fato de que não sabem todas as coisas. É necessário humildade para aceitar que precisam aprender, cada vez mais, como exercer com alegria e equilíbrio, a maravilhosa vocação de serem pais.
Finalmente, você pai e você mãe, quando se nega a participar de uma de nossas palestras sobre dependência de drogas, está, sem saber, contribuindo para, a qualquer momento, ser vencido por esse grande mal. É hora de acordar para a realidade. A dependência química é um problema que pode surgir dentro do seu lar, debaixo do seu nariz. É preciso aprender como evitá-la. Vocês pais, ainda têm a chance de recuperar o tempo perdido. É certo que não serão apenas seis palestras que resolverão o problema. Mas esse é um ponto de partida.

Participe! Traga as suas dúvidas e idéias sobre o assunto.
Se você deseja uma palestra sobre dependência química em sua escola, igreja, associação ou empresa, entre em contato pelos telefones (21) 2886-2902 e (21) 9774-9417 ou pelo e-mail: durvalgoulart@uol.com.br.
Ainda é tempo de evitar a dependência de drogas em sua família.
*Durval Goulart é Juiz de Paz, Jornalista, Diretor de Comunicação da Prefeitura de Belford Roxo e Autor do Projeto Vida Sem Drogas.