Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ESCANDALO EM DUQUE DE CAXIAS DESVIO DE 700 MILHÕES DE REAIS

MP descobre desvio de 700 milhões de reais na prefeitura de Duque de Caxias.Prefeito José Camilo Zito, secretário de Saúde e sócios de duas organizações que prestam serviço à cidade são réus em ação por improbidade administrativa.

Prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito
Prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito (Divulgação).
A prefeitura do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é alvo de uma investigação do Ministério Público do Estado do Rio que descobriu desvios da ordem de 700 milhões de reais em contratos da Saúde. Com o MP Federal, foi proposta ação de improbidade administrativa contra o prefeito José Camilo Zito, do PP – chamado de o rei da Baixada, por sua força eleitoral na região –, o secretário de Saúde Danilo Gomes e sócios de uma ONG. A investigação descobriu superfaturamento em contratos firmados através de duas OSCIPs (organizações sociais com interesse público): Associação Marca e IGEPP.
As organizações foram usadas para a criação de contratos sem licitação, e eram nada mais que entidades destinadas a repassar o dinheiro aos verdadeiros prestadores de serviço. A ação foi proposta no início do mês de outubro e a liminar foi deferida na última quarta-feira pela1ª Vara Federal de São João de Meriti, também na Baixada, que interrompeu os serviços terceirizados das duas OSCIPs na gestão de unidades de saúde de Caxias, entre elas, o Hospital Moacir Rodrigues do Carmo.
A Justiça decretou o sigilo do conteúdo da ação. A pedido do MP e do MPF, a Secretaria Estadual de Saúde foi intimada pela Justiça, na noite de quarta-feira, a intervir na gestão de saúde do município para garantir o atendimento à população.

Nenhum comentário: