Durval Goulart é idealizador do Cartão do Empresário. |
*Durval Goulart
Quando se pensa em ser um novo empresário, você parece que é único, mas saiba que na maioria das vezes você não passa de mais um, que pode fracassar rápido ou se sobressair, é um risco a se correr em igual proporção. Infelizmente, na maioria dos casos podemos citar algumas características que todos os novos empresários têm e como se livrar delas, caso sejam negativas.
E que tal saber algumas dicas importantes de como se sair bem no mundo empresarial? Afinal, nunca é demais conselhos, não é mesmo? Veja em nosso artigo algumas características importantes para te ajudar a se dar bem no universo empresarial e evitar erros.
Tenha um grande sonho e sem medo de o declarar a si mesmo:
Você não deve se limitar por qualquer coisa, muito menos por um grande sonho ou objetivo. Você sabia que grandes empresários têm metas ambiciosas e elas os motivam no dia a dia? Os empresários possuem sonhos e é isso que os motiva em sua rotina, muitas vezes cansativa, que envolve perder feriados e finais de semana simplesmente para atualizar uma planilha de números ou rever seu plano de negócios. Aspirantes a empreendedores jamais devem ignorar o poder de um grande sonho, pois ele movimenta muitos empresários de sucesso.
Quando você tem objetivos grandes, não espere que todo mundo concorde com você. Algumas pessoas acreditam que você é orgulhoso ou estúpido, você não sabe o que significa vida e é por isso que você está querendo coisas que são impossíveis. Não se sinta desestimulado por isso. Mantenha seu sonho e nem que seja guardado para você mesmo durante um tempo, pois vai te ajudar a levantar todos os dias, principalmente em momentos de crise e quem sabe, colocar em prática?
Não tenha medo de começar um negócio:
Ter medo de começar um negócio é o problema mais enfrentado pelas pessoas, principalmente os aspirantes a empreendedores. Muitas vezes, a ideia do empreendedor é ótima; ele tem o dinheiro, mas possui um medo de perder tudo. Saiba que este sentimento seu é compartilhado por todos. Se você tem o melhor capital inicial que poderia para começar o seu negócio e se você tem a melhor mente empreendedora, mas não consegue agir, infelizmente você está sendo um talento desperdiçado.
Você pode planejar em investir, porque está vendo um futuro brilhante à frente, mas não começa apenas pelo medo de perder seu dinheiro. Assim, você dificilmente pode conseguir alguma coisa. As chances de fracasso são as mesmas de conseguir sucesso, 50% a 50% por cento. Então, por que não tentar?
Assuma riscos:
Os grandes empresários sabem a hora certa de assumir riscos e com estudo e análise dos seus números, você também vai saber. Não tenha medo, quando chegar a hora certa assuma um risco e supere as expectativas. Você pode ter que sacrificar o seu dinheiro, seu sono ou simplesmente qualquer outra coisa, mas pode valer a pena em alguns meses. Então, por que não?
Muitos empresários têm medo de correr riscos, então você não vai ser diferente. Apenas estude o caso para saber se a sua atitude é acertada. Você tem que assumir riscos se quiser crescer.
Tenha uma rede de amigos e contatos:
O ambiente empresarial não combina com isolamento social. Empresários bem sucedidos têm amigos, na verdade mais amigos do que eles podem se lembrar. O novo empreendedor deve ser capaz de interagir com jovens e velhos, grandes e pequenos empresários e assim aumentar a sua relevância em seu meio. É uma forma de ter conselhos bem como saber a hora certa de ampliar seu negócio e entender mais sobre o seu meio. Contatos são importantes também quando se precisa de um investimento. A quem pedir se ninguém te conhece? Pense sempre no futuro, os contatos podem ser úteis.Até o nosso próximo artigo.Continue enviando emails para: durvalgoulart@uol.com.br
*Durval Goulart é Diretor de Comunicação da Prefeitura de Belford Roxo, Consultor Empresarial da D.G.LOPES-Assessoria e Serviços(Titular do Cartão do Empresário) e Colunista do Jornal Voz da Baixada. www.blogdodurvalgoulart.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário